Pular para o conteúdo principal

Entrevistando Carlos Gonçalves – Maitre Copacabana Palace

 

         Carlos Gonçalves é natural da cidade do Rio de Janeiro, tem 42 anos. Gonçalves começou a carreira de Alimentos & Bebidas na hotelaria em 1997 como garçom do Hotel Glória e hoje atua como maitre do hotel Copacabana Palace.

            Conheci Gonçalves quando me tornei sua estagiária em 2018, onde ele me ensinou e me incentivou muito em relação a Alimentos & Bebidas e a hotelaria. E a partir disso, decidi entrevistá-lo.

 

 

Você possui 24 anos de experiência no setor de Alimentos e Bebidas da hotelaria carioca. Como funcionou todo esse processo desde o início da sua carreira até hoje?

Gonçalves: Comecei minha carreira, como você colocou bem, a 24 anos atrás como copeiro no famoso e extinto Hotel Glória, lá aprendi como funciona um restaurante. Com muita vontade de aprender, busquei conhecimento e completei meu curso de garçom no Senac RJ, consegui minha promoção com um ano de hotel, lá fiquei por mais dois anos, então me aventurei em outra área.

Por 5 anos trabalhei como porteiro, até que encontrei um amigo que trabalhou comigo no Hotel Glória, conversamos um pouco e logo ele me falou da possibilidade de voltar a trabalhar em um hotel, dessa vez no hotel mais famoso do brasil, o Copacabana Palace.

Imediatamente comecei a trabalhar novamente como garçom extra, trabalhei por três anos como extra, e fui convidado a trabalhar como um dos colaboradores do Copa, não pensei duas vezes, aceitei e fui contratado como cumin. Após dois anos fui promovido a garçom, passaram mais dois anos e consegui minha promoção para chefe de fila, e depois de mais um ano a minha promoção a maitre, cargo que ocupo até hoje.

 

Hoje você atua como maitre do restaurante Pérgula do hotel Copacabana Palace. Quais são os maiores desafios que você já enfrentou nesse cargo tão importante para o restaurante?

Gonçalves: Meus maiores desafios como maitre posso dizer sem erros o primeiro é desenvolver pessoas, pessoas que nunca trabalhou com público e torna-las apta a realizar um serviço de excelência que é tão exigido em nosso hotel; e aprender a lidar com todos os tipos de hóspedes - isso aprendi ao longo do meu trabalho e confesso que continuo aprendendo todos os dias -.

 

Fale um pouco sobre o setor de Alimentos e Bebidas dos hotéis.

Gonçalves: Em relação a gerência de A&B hoje ocupada por nosso antigo chefe de cozinha Nello Cassese - hoje não só é responsável por todas cozinhas do hotel  ele também agora é responsável por todo restaurantes -, lidera toda as equipes, administra os fornecedores, planeja todo orçamento, elabora e aprova todos nossos cardápios, é responsável por toda manipulação dos alimentos e faz garantir um serviço perfeito aos nossos hóspedes.  

 

 

Comentários

Bombou no mês

Entrevistando Vander Valduga – Professor Associado da Universidade Federal do Paraná