Pular para o conteúdo principal

Entrevistando Ricardo Barros de Miranda – Empreendedor Maré Mansa

 

         Ricardo Barros de Miranda é carioca, morador da cidade do Rio de Janeiro e casado com Fabrícia Guimarães. Formado em Comunicação Visual – Desenho Industrial, possui MBA em TV Digital, Radiodifusão e Novas Mídias e uma pós em Gestão de Entretenimento. Com todas essas experiências na área de Comunicação, Miranda ingressou na Rede Globo como editor em 1980, trabalhou na televisão italiana, na Colômbia e até 2018, foi gerente de criação, produção e diretor artístico na TV Brasil. Atualmente dedica-se ao seu próprio empreendimento na área do Turismo Náutico, Maré Mansa Entretenimentos.

            Conheci Ricardo de Miranda no Salão do Turismo em 2019, onde eu tive a oportunidade de conhecer seu empreendimento e sua simpatia. Por conta disso, hoje decidi entrevistá-lo.

 




Quando foi que despertou seu interesse em trabalhar com um empreendimento náutico?

Miranda: Quando era criança, minha família tinha uma casa em Ibicuí, na Costa Verde, próximo a Mangaratiba e tínhamos uma lancha pequena com capacidade para 10 pessoas. Durante muitos anos nos finais de semana navegávamos dentro da baía de Angra descobrindo os encantos da região.

Ao aposentar-se, minha mãe decidiu morar em Angra e começou a trabalhar com aluguel de embarcação para pesca, mergulhos e passeios. Eu apesar de ter trabalhado desde os 20 anos com o audiovisual, principalmente em televisão, publicidade, vídeos corporativos e campanhas políticas, sempre mantive o meu interesse pela náutica. Há alguns anos durante um curso de vela oceânica na Marina da Glória, me falaram da profissão de prático e resolvi começar a estudar para fazer a prova. Adquiri muito conhecimento durante um ano de curso, me tornei capitão amador, mas até hoje não abriram inscrições ou vagas para fazer a prova. Em algum momento comecei a pensar em sair da televisão, o que é natural depois de mais de 30 anos de carreira e foi assim que decidi aproveitar o conhecimento que obtive no curso e transformar em uma atividade comercial. Fiquei alguns meses procurando uma embarcação pronta para comprar, fui até Cajaiba, Camamu na Bahia, procurei em todo o litoral do estado do Rio, mas nenhuma embarcação me dava a segurança que eu precisava para começar. Estava desistindo quando fui apresentado a um carpinteiro naval do Farol de São Tomé, em Campos, que já tinha entregue algumas embarcações aqui no Rio que gostei muito da qualidade do trabalho e do acabamento. Fui até o Farol de São Tomé, comprei um casco novo, fiz um desenho aprovado por um engenheiro naval que foi o responsável pelo projeto e mãos à obra! Enquanto estudava construção naval e fazia cursos de manutenção de embarcação, comprei o motor, todo o equipamento, resolvi investir tudo o que podia no Maré Mansa. Em sete meses o barco estava pronto e em março de 2018 o trouxemos para a Marina da Glória. Foi muito emocionante ver o barco entrar no mar, empurrado por um trator e vencer as primeiras ondas da praia. Realizei um sonho.

 

Empreender um negócio não é fácil. Quais são os maiores desafios que você enfrenta em seu empreendimento náutico hoje?

Miranda: O turismo de natureza e o turismo local nesse período pós-quarentena estão sendo muito valorizados, a procura pelas embarcações aumentou bastante considerando o mesmo período no ano passado. O maior desafio hoje é fortalecer o nosso segmento, conseguir aumentar a visibilidade do turismo náutico na capital. Quando comecei a conversar com os outros empresários percebi que não havia articulação ou representação do setor para dialogar com os agentes públicos. Criei um grupo de trabalho com mais de 60 participantes para debatermos os principais gargalos do setor e soluções possíveis. Levamos a proposta para o Sebrae que nos acolheu e estamos desde de 2019 sendo capacitados através de oficinas, debatendo e trocando experiências. O Rio de Janeiro tem um litoral lindo, a Baía de Guanabara oferece várias atrações turísticas, monumentos históricos e naturais maravilhosos e quase ninguém conhece a existência de turismo náutico aqui na capital. Meus clientes em sua maioria, uns 85%, são cariocas e a metade não tem conhecimento desse serviço que existe há anos. Hoje já estabelecemos um diálogo com a Secretaria de Turismo do Estado, com a Capitania dos Portos, com órgãos da Prefeitura e players importantes que nos apoiam como a Br Marinas. Mas temos muito trabalho pela frente!

 

Fale um pouco sobre seu empreendimento náutico.

Miranda: A Maré Mansa é uma empresa voltada para oferecer uma experiência náutica lúdica, temos uma embarcação construída especialmente para passeios, eventos e comemorações. Nossa estrutura tem 2 conveses, deck para mergulho, bar e 2 banheiros. A capacidade total é de 48 pessoas a bordo, sendo 12 no convés superior, mas atualmente conforme os protocolos de biossegurança estamos limitando a um máximo de 30 passageiros.  Nossa embarcação está inscrita na Capitania na categoria transporte de passageiros que exige uma tripulação profissional formada pela Marinha.

Nos propomos a encantar os passageiros oferecendo a possibilidade de descobrir um rico patrimônio cultural, vistas inesquecíveis, além de muito conforto. O cliente escolhe o roteiro, com ou sem mergulho na Baía de Guanabara, Arquipélago das Cagarras, Posto 6 em Copacabana, Praia Vermelha, Ponta de Itaipu, mas se opção for fora da Baía de Guanabara, no dia do embarque o trajeto poderá ser alterado de acordo com as condições meteorológicas.

Trabalhamos com grupos exclusivos e a partir de novembro teremos passeios compartilhados com venda de ingressos individuais todas as sextas-feiras para assistir ao pôr do sol na Baía de Guanabara com música ao vivo. Oferecemos a possibilidade de contratar um serviço de bordo opcional com churrasco ou buffet frio, mas se o cliente preferir ele mesmo pode providenciar sua alimentação e bebidas. Geralmente os passeios duram 5 horas, e nosso tarifário varia de acordo com a quantidade de passageiros e duração do passeio. Somos muito flexíveis e buscamos sempre superar as expectativas dos nossos clientes. Estamos presentes nas redes sociais como maremansaboat no Instagram e Facebook, Maré Mansa Turismo Náutico no TripAdvisor. Vai ser um prazer receber vocês e seus amigos a bordo! Bons ventos! Informações: www.maremansa.com.br WhatsApp (21)991082386

Comentários

Bombou no mês

Cachoeira do Horto