Pular para o conteúdo principal

Entrevistando Clarissa Ribeiro – Empreendedora Bugio Trips

 

         Clarissa Ribeiro é natural do Rio de Janeiro, graduanda em Turismo pela Estácio, e empreendedora da Agência de Turismo Bugio Trips em Angra dos Reis e Ilha Grande.

            Conheci Clarissa Ribeiro no Salão do Turismo em 2019 no stand de comercialização que tivemos o prazer nos conhecermos. Sempre mantivemos contato pelo Facebook e Instagram e sempre admirei o trabalho dela, então decidi entrevistá-la.



Segundo sua biografia no LinkdIn, você se identificou com uma nova filosofia de vida, e mudou seus investimentos para se transformar em uma turismóloga. E a partir daí deu-se início a agência Bugio Trips e a graduação em turismo. Com o que você se identificou no turismo? Por que escolher essa área?

Clarissa: Eu comecei a me identificar com o Turismo após uma viagem que fiz à Angra dos Reis, isso aconteceu aproximadamente a uns 2 anos atrás.

Conheci empresários durante a minha estadia na Ilha Grande. Eles ofereciam produtos turísticos e prestavam serviços náuticos com roteiros turísticos belíssimos. Conversei com moradores, fiz amizades com vários funcionários do setor de hoteleira, bares e restaurantes; comecei a participar dos eventos culturais como viajante e vi uma grande oportunidade de entrar nesse mercado.

Fiz uma pequena pesquisa e vi que poderia me transformar em uma Agente de Viagens. E pensei, como eu iria iniciar a empresa? E por conta própria, decidi fazer uma pesquisa de campo na região da Costa Verde. Passei 1 ano e 2 meses conhecendo Angra dos Reis, Ilha Grande e Paraty.

Foram concedidas diárias para fazer experiências em muitas hospedagens, restaurantes me davam descontos e ganhei muitas cortesias para conhecer os passeios de escunas oferecidos. Foi nesse momento que comecei a observar quem tinha o melhor produto, com o melhor tarifário e um bom atendimento, mas a amizade comercial deve ter uma sintonia de energia favorável para os negócios crescerem. Confiança. Respeito. Disposição.

Procurei os designs de marketing Eduardo e Lays da empresa EvolvesRio, e os contratei para fazer o logo tipo da agência e o site. Tudo isso pensando em algo que tivesse raízes caiçaras. E naquele momento houve uma pandemia da febre amarela que matou centenas de macacos da espécie Bugio na Ilha Grande. Fiquei muito sensibilizada e decidi abrir uma agência com um olhar diferenciado, com a intenção de futuramente ter um projeto voltado para a preservação da natureza, vidas marinhas, para os animais que habitam aquela região e um turismo com consciência ecológica. Inclusive, não se ouve mais rugidos na região, mas já tive o prazer de estar diante de uma família de macacos Bugio à caminho da Cachoeira da Feiticeira, localizada na Vila do Abraão.



A ponta da cabeça da marca Bugio descreve o segundo cume mais alto da Ilha Grande, chamado Pico do Papagaio; a boca aberta simboliza a força do rugido do macaco da espécie Bugio. O som alcança muitos quilômetros e serve para a comunicação entre eles. O rugido dele tem a sonoridade maior que a do leão.

Você já vem atuando como empreendedora de uma agência de turismo a 1 ano. Quais são os desafios que você enfrenta num empreendimento turístico?

Clarissa: Essa região com 6 distritos é simplesmente apaixonante! A natureza inspira! As pessoas são simples e acolhedoras. Temos Turismo Náutico, Turismo Religioso, Turismo de Aventura, Eventos Culturais, Pesca, Aeroporto em ampliação, Marinas, Gastronomia com excelentes pratos de frutos do mar, Fazendas Marinhas, Hospedagens maravilhosas desde a Ponta do Leste até Mambucaba, centenas de Praias, ilhas, etc. Somos Turismo!

Não é fácil! Mas com persistência, paciência e gratidão, à cada conquista alcançada, consegue-se chegar ao objetivo. É um passo de cada vez: busca do nome, legalização, marca, produtos e serviços turísticos com qualidade. Investimento em fotografias, site e redes sociais, computador, celular (equipamentos).

O principal investimento foi a minha faculdade, fazendo Graduação em Turismo na Estácio de Sá, no campus da Presidente Vargas, tive o prazer se conhecer os melhores mestres do mundo! Que me inspiram ser o melhor de mim, cada vez mais. Em breve, serei uma Turismóloga formada e já tenho meu projeto do TCC em andamento com a minha orientadora Rosane Santos, onde meu campo de pesquisa é Angra dos Reis.

Fale um pouco sobre a importância da agência de turismo.

Clarissa: O principal ponto positivo é o tarifário. Através da agência de viagens, consegue-se os melhores valores de mercado. Vendemos grandes quantidades para organizadores de excursões no Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Esse processo colabora com a promoção do turismo à todas as classes sociais. Geramos renda, empregos e apoiamos o Turismo nas regiões.

Comentários

Bombou no mês

Cachoeira do Horto