Clarissa
Ribeiro é natural do Rio de Janeiro, graduanda em Turismo pela Estácio, e
empreendedora da Agência de Turismo Bugio Trips em Angra dos Reis e Ilha
Grande.
Conheci
Clarissa Ribeiro no Salão do Turismo em 2019 no stand de comercialização que
tivemos o prazer nos conhecermos. Sempre mantivemos contato pelo Facebook e
Instagram e sempre admirei o trabalho dela, então decidi entrevistá-la.
Segundo sua biografia no LinkdIn, você se identificou com uma nova filosofia de vida, e mudou seus investimentos para se transformar em uma turismóloga. E a partir daí deu-se início a agência Bugio Trips e a graduação em turismo. Com o que você se identificou no turismo? Por que escolher essa área?
Clarissa: Eu comecei a me identificar com o Turismo após uma viagem que fiz à Angra dos Reis, isso aconteceu aproximadamente a uns 2 anos atrás.
Conheci empresários durante a minha estadia na
Ilha Grande. Eles ofereciam produtos turísticos e prestavam serviços náuticos
com roteiros turísticos belíssimos. Conversei com moradores, fiz amizades com
vários funcionários do setor de hoteleira, bares e restaurantes; comecei a
participar dos eventos culturais como viajante e vi uma grande oportunidade de
entrar nesse mercado.
Fiz uma pequena pesquisa e vi que poderia me
transformar em uma Agente de Viagens. E pensei, como eu iria iniciar a empresa?
E por conta própria, decidi fazer uma pesquisa de campo na região da Costa
Verde. Passei 1 ano e 2 meses conhecendo Angra dos Reis, Ilha Grande e Paraty.
Foram concedidas diárias para fazer
experiências em muitas hospedagens, restaurantes me davam descontos e ganhei
muitas cortesias para conhecer os passeios de escunas oferecidos. Foi nesse
momento que comecei a observar quem tinha o melhor produto, com o melhor
tarifário e um bom atendimento, mas a amizade comercial deve ter uma sintonia
de energia favorável para os negócios crescerem. Confiança. Respeito.
Disposição.
Procurei os designs de marketing Eduardo e Lays
da empresa EvolvesRio, e os contratei para fazer o logo tipo da agência e o
site. Tudo isso pensando em algo que tivesse raízes caiçaras. E naquele momento
houve uma pandemia da febre amarela que matou centenas de macacos da espécie
Bugio na Ilha Grande. Fiquei muito sensibilizada e decidi abrir uma agência com
um olhar diferenciado, com a intenção de futuramente ter um projeto voltado
para a preservação da natureza, vidas marinhas, para os animais que habitam
aquela região e um turismo com consciência ecológica. Inclusive, não se ouve
mais rugidos na região, mas já tive o prazer de estar diante de uma família de
macacos Bugio à caminho da Cachoeira da Feiticeira, localizada na Vila do
Abraão.
A ponta da cabeça da marca Bugio descreve o
segundo cume mais alto da Ilha Grande, chamado Pico do Papagaio; a boca aberta
simboliza a força do rugido do macaco da espécie Bugio. O som alcança muitos
quilômetros e serve para a comunicação entre eles. O rugido dele tem a sonoridade
maior que a do leão.
Você já vem atuando como empreendedora de uma
agência de turismo a 1 ano. Quais são os desafios que você enfrenta num
empreendimento turístico?
Clarissa: Essa região com 6 distritos é simplesmente apaixonante! A natureza inspira! As pessoas são simples e acolhedoras. Temos Turismo Náutico, Turismo Religioso, Turismo de Aventura, Eventos Culturais, Pesca, Aeroporto em ampliação, Marinas, Gastronomia com excelentes pratos de frutos do mar, Fazendas Marinhas, Hospedagens maravilhosas desde a Ponta do Leste até Mambucaba, centenas de Praias, ilhas, etc. Somos Turismo!
Não é fácil! Mas com persistência, paciência e gratidão, à cada conquista alcançada, consegue-se chegar ao objetivo. É um passo de cada vez: busca do nome, legalização, marca, produtos e serviços turísticos com qualidade. Investimento em fotografias, site e redes sociais, computador, celular (equipamentos).
O principal investimento foi a minha faculdade,
fazendo Graduação em Turismo na Estácio de Sá, no campus da Presidente Vargas,
tive o prazer se conhecer os melhores mestres do mundo! Que me inspiram ser o
melhor de mim, cada vez mais. Em breve, serei uma Turismóloga formada e já
tenho meu projeto do TCC em andamento com a minha orientadora Rosane Santos,
onde meu campo de pesquisa é Angra dos Reis.
Fale um pouco sobre a importância da agência de turismo.
Clarissa: O principal ponto positivo é o tarifário. Através da agência de viagens, consegue-se os melhores valores de mercado. Vendemos grandes quantidades para organizadores de excursões no Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Esse processo colabora com a promoção do turismo à todas as classes sociais. Geramos renda, empregos e apoiamos o Turismo nas regiões.



Comentários
Postar um comentário
O que você achou desse post?